Qual a indicação vacinal para uma gestante com último reforço de dT há mais de 5 anos e que ainda não chegou na idade gestacional (20 a 36 semanas) para fazer uso da dTpa?
What is the vaccination recommendation for a pregnant woman who had her last tetanus and diphtheria (dT) booster more than 5 years ago and has not yet reached the gestational age (20 to 36 weeks) to receive Tdap?
Ano de publicação: 2022
As gestantes devem receber uma dose de dTpa (vacina Tríplice Bacteriana Acelular) a cada gestação, a partir da vigésima semana (20a) de gestação e até 20 dias antes da data provável do parto, independente do histórico de vacinação com dT (vacina dupla adulto difteria e tétano)(1,2). A gestante não vacinada ou com histórico vacinal desconhecido deve tomar duas doses de dT e uma dose de dTpa, sendo que a dTpa deve ser aplicada a partir da 20ª semana de gestação, respeitando intervalo mínimo de um mês entre elas(2,3). A dT pode ser administrada a partir da comprovação da gravidez, em qualquer período gestacional.