?

Como operacionalizar o diagnóstico de sintomáticos respiratórios de tuberculose na Estratégia Saúde da Família Ribeirinha da Amazônia Brasileira?
How to operationalize the diagnosis of respiratory symptoms of tuberculosis in the Family Health Strategy in the Amazonian Ribeirinha region of Brazil?

Ano de publicação: 2022

Os sintomáticos respiratórios de tuberculose na população ribeirinha devem ser identificados pelos agentes comunitários de saúde para articulação do atendimento com a equipe de saúde local. Seguindo, o fluxo de atendimento para diagnóstico e tratamento: a) Identificação de sintomáticos respiratórios na comunidade ribeirinha; b) Orientação para coleta de material biológico (escarro) para exame de Bacilo Álcool-ácido Resistente (BAAR), conforme Manual de recomendações para o controle da Tuberculose no Brasil(2); c) Disponibilização de pote descartável de plástico transparente com capacidade de 35-50 ml. d) Entrega do material biológico para análise no laboratório da Unidade Básica Fluvial (2 horas para resultado); e) Após diagnóstico, orientações de tratamento e monitoramento do caso e demais contatos.

Mais relacionados